ND AMA

XANDA CONTA O QUE PODE E O QUE NÃO PODE!06/12/17

Na hora da alimentação!

Pode isso. Não pode aquilo. Dúvidas constantes sobre o que é realmente permitido e o que não é em uma alimentação saudável de verdade!


Além de psicóloga e terapeuta ayurveda, sou uma pesquisadora de alimentos há alguns anos. Curiosa nata, não sossego até entender ao máximo sobre um determinado assunto, testar todas as possíveis teorias e casar todos os sentidos que as cercam. Então esse post é pra quebrar alguns mitos e trazer realidades sobre tudo que já estudei sobre alimentos verdadeiramente naturais durante os últimos anos. 

Segue uma lista prática, 'pocket' e resumida. Como você vai absorver, testar ou levar isso para a sua vida depende única e exclusivamente de você. 

Não são saudáveis:  

Queijo light

Peito de peru

Salada de frutas

Granola

Granola light

Aliás, qualquer coisa light

Tapioca (todos os dias)

Suco de saquinho

Suco de frutas

Suco de frutas junto com a comida

Carboidratos como base principal da alimentação

Medo de gorduras naturais

Adoçantes artificiais

Excesso de adoçantes naturais e açúcares (mesmo que do bem)

Pão integral

Pão de qualquer tipo todos os dias

Maionese light

Maionese industrializada

Biscoitinhos e cereais "fit"

Cereais de qualquer tipo (ricos em açúcares)

Congelados

Enlatados

Macarrão e massas (mesmo que sem glúten)

Temperos prontos (ricos em glutamato monossódico)

Alimentos contendo glutamato monossódico

Carnes e peixes de cativeiro, frangos e ovos de granja

Grãos transgênicos (como soja, milho, trigo, entre outros)

Alimentos lacfree, light, diet, 0 calorias e afins (nosso corpo conta nutrientes, não calorias)

Alimentos contendo gorduras saturadas excessivas, gorduras trans e hidrogenadas

Óleos refinados (milho, soja, girassol extraído a quente, canola e afins)

 

Xanda conta o que é ou não saudável!


São saudáveis

Legumes

Verduras (principalmente se forem orgânicas)

Vegetais

Alimentos que vêm da terra

Hortaliças

Carnes, peixes e aves (criados livremente, sem hormônios, com alimentação natural, mantendo o ecossistema equilibrado e participando dele)

Alimentos naturais que não passaram por procedimentos químicos ou industrializados

Alimentos frescos

Alimentos orgânicos

Água

Chás naturais (não vale de saquinho)

Temperos naturais frescos ou desidratados (como ervas, especiarias, sal marinho, alho, cebola...)

Gorduras boas naturais dos alimentos (abacate, coco, azeite, óleos extraídos a frio, gorduras naturais das carnes e peixes)

Mel e doce natural das frutas em porções modestas.


Espero que essa nota seja libertadora pra você como foi para várias pessoas que conheço. 

Faça bom uso das informações e da sua saúde. 

Namasté,


XANDA FOGAÇA (COLABORAÇÃO ESPECIAL)

FOTO RONALD NASCIMENTO




COMPARTILHE A MATÉRIA


COMENTÁRIOS




MENSAGEM




FACEBOOK