ND AMA

VAMOS PARA HAVANA COM O EDU FALEIRO?08/12/17

Da série: dica que a gente ama!

A equipe da CASACOR Minas está em Havana (Cuba) para uma imersão cultural antes de partir rumo a Miami para conferir a estreia da CASACOR em solo norte-americano (contamos aqui), além de aproveitar para visitar a Art Basel, badalada feira de arte e design.

 Eduardo Faleiro e Juliana Grillo (diretores da mostra) juntamente com Luisa Grillo (produção) e Fábio Gomides (A Dupla Informação) destacam alguns detalhes do roteiro que teve a valiosa contribuição de José di Grisolia (brasileiro que permaneceu em Cuba por 18 anos em função de um tratamento médico responsável por fazê-lo voltar a andar), além de dicas da jornalista Renata Alves (Renata Alves Comunicação).

 Havana é inspiração arquitetônica e cultural para todo mundo. Eclética e monumental, a cidade passa por processo de transição em todos os aspectos, principalmente em sua vida política e cultural. A cidade é efervescente, oferecendo inúmeras atrações como museus, restaurantes, galerias de arte. Importante perceber como os cubanos são ligados à história e são extremante cultos, possuindo um vasto repertório sobre qualquer assunto.

 Caminhar por Havana é como voltar no tempo e reviver a história. Seus prédios suntuosos e os automóveis de época dominam a paisagem do país socialista. O roteiro arquitetônico é, sem dúvida, um dos maiores atrativos de Havana. A cidade concentra milhares de construções que exaltam a diversidade dos estilos, dando sinais evidentes da potência que Cuba se revelou num passado não muito distante.

 A gastronomia cubana é uma surpresa à parte. Com fortes referências espanholas e africanas, as frutas tropicais como côco, banana, goiaba, abacaxi e abacate estão bastante presentes na culinária. E acreditem, eles também adoram a combinação de queijo com goiabada! Não deixem de experimentar o Mouros e Cristianos, uma guarnição de arroz com feijão preto, que pode acompanhar todos os pratos da ilha.  

 Dicas:

 - Separe um tempinho para sentar em algum café ou restaurante de Havana Vieja e apreciar a vida na cidade.  

 - Três restaurantes de alta gastronomia que valem a visita: La Guarida, em Havana Vieja, que certamente é um dos lugares mais bonitos e inusitados que você irá comer na vida. Não deixe de visitar o terraço, que oferece uma das vistas mais instigantes da cidade; Otramanera, um restaurante sofisticado pouco frequentado por turistas; Los Mercaderes, não se espante com o aspecto kitsch das pétalas de rosa nas escadas que dão para a rua. A gastronomia no melhor estilo fusion conta com diversas especiarias, garantindo aquele tempero extra. E por fim, vale a pena se enveredar pelas ruelas de Havana Vieja para chegar até o Paladar San Cristóbal, que já recebeu nomes como Mick Jagger e o presidente norte-americano Obama. A gastronomia autoral e a decoração do local são os pontos fortes.

 Aproveite para degustar bons drinks a base de ron como Mojito, Daiquiri e Piña Colada! 

 

EDUARDO FALEIRO (COLABORAÇÃO ESPECIAL)

FOTOS ACERVO PESSOAL 




GALERIA


COMPARTILHE A MATÉRIA


COMENTÁRIOS




MENSAGEM




FACEBOOK