ND AMA

RECEITA DE FIM DE ANO: IRISH COFFEE!!!15/12/17

Brindando com Gasolina & Cafeína

Chegamos ao fim do ano, e nada melhor que comemorar. E a coluna celebra seus primeiros seis meses com uma receita típica irlandesa, mas com um gostinho Brasileiro, o tradicional Irish Coffee.

A bebida foi inventada no porto de Foynes, na Irlanda, pelo chef Joseph Sheridan, na década de 1940, e era servida para os passageiros que chegavam da América do Norte pelo Atlântico. Reza a lenda que num dia frio, com uma viagem cancelada devido ao mau tempo, o restaurante foi avisado para oferecer comida e bebidas aos passageiros, o chef adicionou um pouco de whisky ao café que já estava pronto e ofereceu a todos. Um passageiro provou e perguntou: “Isto é café brasileiro?” e o chef prontamente respondeu: “Não, é café irlandês (Irish Coffee)!”.

A receita é simples e é preparada com café, whiskey irlandês, coberta por uma camada de creme ou chantilly e finalizada com um pouco de açúcar mascavo.

Vai um Irish Coffee aí?

Receita (por Oscar Wilde):

Creme rico como um sotaque irlandês.
Café forte como uma mão amiga
Açúcar tão doce quanto a língua de um latino
Whiskey tão suave quanto a sagacidade da terra.

Receita oficial (da International Bartenders Association)

40mL de whiskey irlandês (indico o Jameson)
80mL de café forte quente (de preferência espresso)
30mL de creme de leite fresco batido ou chantilly
1 colher de açúcar mascavo.

Modo de Preparo

Coloque o açúcar na taça para Irish Coffee. Em seguida, adicione o whiskey e complete com o café, deixando espaço para o creme de leite. Mexa bem e deixe a mistura descansar um pouco. Depois adicione o creme de leite batido devagar, de forma que fique separado da bebida, flutuando. O açúcar ajuda para que o creme de leite não se misture ao café. E pronto! Você tem um Irish Coffee original.

MARCELO DIOGO (COLABORAÇÃO ESPECIAL)

FOTOS REPRODUÇÃO 



COMPARTILHE A MATÉRIA


COMENTÁRIOS




MENSAGEM




FACEBOOK