GASTRÔ

QUEIJO GANHA FESTIVAL PRA CHAMAR DE SEU17/07/17

A gente, claro, conta todos os detalhes!

Internacionalmente conhecido, além de ser Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o nosso queijo vai ganhar, entre os dias 28 e 30 de julho, um evento inteirinho pra chamar de seu. Trata-se do 1º Festival do Queijo Minas Artesanal de leite cru.

Tem queijo pra todos os gostos!

 

Seu processo de preparo permanece praticamente o mesmo desde o século XVIII, graças ao conhecimento familiar que é transmitido entre gerações. “O queijo mantém as características de produção artesanal, usando mão de obra familiar, não permitindo a produção em alta escala, nem com leite pasteurizado. Alguns fatores são decisivos para a sua unicidade, como o clima ameno, altitude elevada, pastos nativos, águas serranas e o uso do leite de vaca fresco e cru”, explica o superintendente técnico da FAEMG, Altino Rodrigues Neto. Muitos especialistas também associam o sucesso da iguaria ao chamado ‘pingo’, fermento lático nativo retirado da produção queijeira.

Servidos?!

 

O evento será realizado na Serraria Souza Pinto e contará com produtores de sete regiões oficialmente reconhecidas pelo estado como Araxá, Campos das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serro e Triângulo Mineiro, e tem realização do Sistema FIEMG e do Sebrae. Chefs renomados participam do festival, apresentando pratos especiais com queijo. A programação completa pode ser vista aqui.

Serviço:

1º Festival do Queijo Minas Artesanal

Onde: Serraria Souza Pinto - av. Assis Chateaubriand, 809, Centro

Quando: 28 de julho, sexta-feira, das 19h às 23h; 29 de julho, sábado, das 12h às 22h; 30 de julho, domingo, das 10h às 18h

#festivaldoqueijo

JR MENDES (DA REDAÇÃO)

FOTOS DIVULGAÇÃO




COMPARTILHE A MATÉRIA


COMENTÁRIOS




MENSAGEM




FACEBOOK