ND HOTEL

LYGIA MATOS NA SANDRAEMÁRCIO #CHIQUERIA22/11/17

Os bordados elegantes de Lygia têm espaço no antiquário mais chic da cidade

Uma das minhas primeiras referências de luxo e mineiridade quando cheguei à capital mineira foi Lygia Mattos. Todos diziam que Lady Di (sim, a princesa mais amada do mundo) tinha enxovais dela. Para quem chegou agora, as peças demoram até um ano para serem bordadas,  as matérias-primas são totalmente importadas, a venda é feita na casa dos clientes e só sob encomenda. Quer exclusividade maior? Referência no Brasil todo, a marca de Belo Horizonte atravessou as fronteiras e chegou à Europa e aos Estados Unidos requisitada por famílias abastadas, o famoso high society. 

Fundada há 60 anos por dona Lygia Mattos, ela entra, agora, em uma nova fase pelas mãos da filha Cláudia, que, desde o ano passado, está levando o negócio da família à frente. O flerte com a contemporaneidade envolve novas propostas, que serão apresentadas hoje e amanhã, dias 22 e 23 de novembro, de 15h às 23h, na mostra Arte Bordada, em parceria com o antiquário Sandra & Márcio, outra referência que me deram, logo que cheguei aqui, há uns 20 anos. Durante o evento haverá lançamento das linhas Essencial e Infantil: a primeira é direcionada a um nicho mais jovem e antenado, focada na realidade da mulher atual e seus múltiplos papéis na sociedade. A diferença entre ela e as outras são os bordados menos elaborados e preços mais competitivos.

O objetivo, segundo Cláudia, é buscar uma nova geração que está casando ou montando suas casas, sem abrir mão de qualidade e sofisticação. “Todas as peças são trabalhadas em percais, linhos ou organzas importados e podem ser lavadas caseiramente, como outras marcas do mercado”, explica Cláudia rebatendo uma crença que os enxovais Lygia Mattos são de difícil manutenção e inacessível, diante do preço que, claro, é proporcional ao primor. 

Outra novidade é que, pela primeira vez, Lygia Mattos conta com um catálogo, feito por Margaret Marinho, para demonstrar todas as ofertas de produtos, que foram segmentadas e classificadas, incluindo também as opções das linhas romântica, clássica, contemporânea e os lançamentos atuais.  

O evento Arte Bordada será também uma oportunidade para as pessoas conhecerem o minucioso trabalho de Lygia Mattos. Algumas bordadeiras ajudarão a ilustrar todas as etapas que são realizadas dentro da fábrica. “Através da apresentação dessas etapas, da criação ao desenvolvimento dos produtos, as pessoas poderão perceber como esse trabalho completamente artesanal é uma arte, um bem de família. As peças passam de pais para filhos, atravessam o tempo”, ressalta Cláudia. Para completar, a mostra contará com a participação do pianista Paulo Mattos, executando repertório barroco.

Eu se fosse você, iria correndo!

Serviço

Evento Arte Bordada

Quando: Dias 22 e 23 de novembro, de 15h às 20h

Onde: Sandra & Márcio, Rua Passatempo, 477, Sion 

NATÁLIA DORNELLAS



COMPARTILHE A MATÉRIA


COMENTÁRIOS




MENSAGEM




FACEBOOK