OLHO NA CIDADE

A CIDADE DO FELIPE SOARES É ''NIEMEYER''14/02/18

Passando pelo centro, pare para admirar o Conjunto JK

A proposta desta coluna para 2018 é assumir a cada dia um olhar completamente diferente e plural a partir da colaboração de diversos convidados, que serão recrutados pelo titular (Eduardo Faleiro). A cada semana, um profissional de destaque das áreas de Arquitetura, Design, Urbanismo e até da Comunicação serão convidados a apresentar um pouco do que apreciam nesse nosso universo cercado de histórias, memórias e pequenas contemplações.

E para abrir essa nova fase da coluna, o primeiro convidado é o arquiteto Felipe Soares, um dos nomes mais promissores da nova geração de profissionais da arquitetura. Com a palavra: Felipe!

 

                     

 

"Entre todos os projetos de Oscar Niemeyer em Belo Horizonte, o Conjunto JK é o que mais me chama atenção, principalmente pela preocupação com as áreas comuns e o conceito de edifício-cidade do seu projeto original, da década de 40.

Alinhado aos ideais socialistas do arquiteto, o projeto tinha a intenção de colocar habitações confortáveis ao alcance de todos. Infelizmente, isso não foi compreendido e carregou por vários anos o preconceito, o estigma de abandono e o desconhecimento da população sobre o seu valor como patrimônio, que é um marco para a cidade.

 

 

 

De todas as configurações de apartamentos do JK, a que mais me atrai é a semi-duplex, baseada no modelo de apartamento Unité, de Le Corbusier. Este formato, possui dois meios níveis projetados para duas faces do edifício, que originalmente eram duas varandas. Um apartamento que passa a sensação de espaço e conforto, em pouca área real.

Hoje, o conjunto JK vivencia um novo momento, com uma restauração externa e um novo perfil de moradores, que são atraídos pela sua história, arquitetura, localização central e um imóvel integrado com a cidade, proporcionado pelos grandes vãos das unidades"..

#arquitetura

EDUARDO FALEIRO (COLABORAÇÃO ESPECIAL)

FOTOS ARQUIVO PESSOAL 



COMPARTILHE A MATÉRIA


COMENTÁRIOS




MENSAGEM




FACEBOOK